quarta-feira, 13 de fevereiro de 2013

HIP HOP E STREET DANCE



HIP HOP




O Hip hop é uma cultura artística que iniciou-se durante a década de 1970 nas áreas centrais de comunidades jamaicanas, latinas e afro-americanas da cidade de Nova IorqueAfrika Bambaataa, reconhecido como o criador oficial do movimento, estabeleceu quatro pilares essenciais na cultura hip hop: o rap, o DJing, a breakdance e a escrita do grafite. Outros elementos incluem a moda hip hop e as gírias.
Desde quando emergiu primeiramente no South Bronx, a cultura hip hop se espalhou por todo o mundo. No momento em que ohip hop surgiu, a base concentrava-se nos disc jockeys que criavam batidas rítmicas para pausas "loop" (pequenos trechos de música com ênfase em repetições) em dois turntables, que atualmente é referido como sampling. Posteriormente, foi acompanhada pelo rap e identificado como um estilo musical de ritmo e poesia, com uma técnica vocal diferente para utilizar dos efeitos dos DJs.  Junto com isto, surgiram formas diferentes de danças improvisadas, como a breakdance, o popping e o locking.
A relação entre o grafite e a cultura hip hop surgiu quando novas formas de pintura foram sendo realizadas em áreas onde a prática dos outros três pilares do hip hop eram frequentes, com uma forte sobreposição entre escritores de grafite e de quem praticava os outros elementos.
O hip-hop emergiu em meados da década de 1970 nos subúrbios negros e latinos de Nova Iorque. Estes subúrbios, verdadeiros guetos, enfrentavam diversos problemas de ordem social como pobreza, violência, racismotráfico de drogas, carência de infra-estrutura e de educação, entre outros. Os jovens encontravam na rua o único espaço de lazer, e geralmente entravam num sistema de gangues, as quais se confrontavam de maneira violenta na luta pelo domínio territorial. As gangues funcionavam como um sistema opressor dentro das próprias periferias - quem fazia parte de algumas das gangues, ou quem estava de fora, sempre conhecia os territórios e as regras impostas por elas, devendo segui-las rigidamente.
Neste contexto, nasciam diferentes manifestações artísticas de rua, formas próprias, dos jovens ligados àquele movimento, de se fazer músicadançapoesia e pintura. Os DJsAfrika Bambaataa, Kool Herc e Grand Master Flash, GrandWizard Theodore, GrandMixer DST (hoje DXT), Holywood e Pete Jones, entre outros, observaram e participaram destas expressões de rua, e começaram a organizar festas nas quais estas manifestações tinham espaço - assim nasceram as Block Parties.
As gangues foram encontrando naquelas novas formas de arte uma maneira de canalizar a violência em que viviam submersas, e passaram a frequentar as festas e dançar break, competir com passos de dança e não mais com armas. Essa foi a proposta de Afrika Bambaataa, considerado, hoje, o padrinho da cultura hip-hop, o idealizador da junção dos elementos, criador do termo hip-hop e por anos tido como "master of records" (mestre dos discos), por sua vasta coleção de discos de vinil.

Seis pilares




·         DJ (disc-jockey)

Operador de discos, que faz bases e colagens rítmicas sobre as quais se articulam os outros elementos, hoje o DJ é considerado um músico, após a introdução dos scratches de GradMixer DST na canção "Rock it" de Herbie Hancock, que representa um incremento da composição e não somente um efeito. O breakbeat é a criação de uma batida em cima de composições já existentes, uma espécie deloop. Seu criador, DJ Kool Herc, desenvolveu esta técnica possibilitando B.Boys a dançarem e MCs a cantarem. O Beat-Juggling já é a criação de composições as pelos DJ nos toca-discos, com discos e canções diferentes. Há diversos tipos de DJs: o DJ de grupo, de baile/festas/aniversários/eventos em geral e o DJ de competição. Este por sua vez, faz da técnica e criatividade, os elementos essências para despertar e prender a atenção do público. Um DJ de competição é um DJ que desenvolve e realiza apresentações contendo scratchs, batidas e até frases recortadas de diferentes discos (samples). Esses DJs competem entre si usando todo e qualquer trecho musical de um vinil.

·         Rap

O rap é um ritmo de música parecido com o hip hop e que engloba, principalmente, rimas. É um dos seis pilares da cultura hip hop. A tradução literal de rap é "ritmo e poesia", ou seja, uma poesia feita através de rimas, geralmente feitas em uma velocidade superior à do hip hop, tendo, como exemplo, o grupo The Last Poets. O rap, na maioria das vezes, é feito sem acompanhamento de nenhum instrumento, ou simplesmente com um DJ mixer.

·         Beat Box

O termo beatbox (que, a partir do inglês, significa, literalmente, "caixa de batida") refere-se à percussão vocal do hip-hop. Consiste na arte em reproduzir sons de bateria com a voz, boca e cavidade nasal. Também envolve o canto, imitação vocal de efeitos de DJs, simulação de cornetas, cordas e outros instrumentos musicais, além de outros efeitos sonoros. Muitos autores consideram o rapper norte-americano Doug E. Fresh como o grande pioneiro dessa arte. Porém, pesquisas recentes apontam para o compositor, músico e cantor brasileiro Marcos Valle como inventor da beatbox. Em 1973, Valle gravou, para seu LP "Previsão do tempo", a faixa "Mentira", na qual ele emula uma bateria com sua voz e, dessa forma, executa um padrão rítmico e uma virada. Numa entrevista de 2008 para o pesquisador acadêmico Alexei Michailowsky, Valle revelou grande surpresa ao saber que era um dos pioneiros da beatbox. Relembrando a gravação da faixa, ele afirmou que a ideia surgiu ao acaso, como uma mera experiência, lhe agradou e foi incorporada à gravação final.

 

·         MC (master of cerimonies)

Mestre de Cerimônia é o porta-voz que relata, através de articulações de rimas, os problemas, carências e experiências em geral dos guetos. Não só descreve, mas também lança mensagens de alerta e orientação. O MC tem como principal função animar uma festa e contribuir com as pessoas para se divertirem. Muitos MCs no início do hip-hop davam recados, mandavam cantadas e simplesmente animavam as festas com algumas rimas. O primeiro MC foi Coke La Rock, MC que animava as festas de Kool Herc. No Brasil, os primeiros rimadores foram Jair Rodrigues, Gabriel o pensador e grupos como Balinhas do Rap, Thaíde e DJ Hum, Racionais Mcs. Um MC é aquele que através de suas rimas mostra as várias formas de reivindicação, angústias e injustiças com as classes sociais mais desfavorecidas, mostrando o poder da transformação.

 

·         Break dance

Break Dance (B-boying, Popping e Locking), por convenção, chama-se todas essas danças de Break Dance. Apesar de terem a mesma origem, são de lugares distintos e por isso apresentam influências das mais variadas. Desde o início da década de 1960, quando a onda de música negra assolou os Estados Unidos, a população das grandes cidades sentia uma maior proximidade com estes artistas, principalmente por sua maneira verdadeira de demonstrar a alma em suas canções. As gangues da época usavam o break para disputar território: a gangue que se destacava era a que comandava o território.

 

·         Grafite

Expressão plástica, o grafite representa desenhos, apelidos ou mensagens sobre qualquer assunto, feitas com spray, rolinho e pincel em muros ou paredes. Sendo considerado por muitos uma forma de arte e é usado por muitos como forma de expressão e denúncia. Apenas no Brasil, o ato de "pichar" é diferente do ato de "grafitar", nos Estados Unidos, por exemplo, onde o grafite surgiu, existe um nome para a modalidade "pichação" que é conhecido como "tag".




STREET DANCE




A dança de rua tornou-se popular no Estado de São Paulo em meados da década de 1980. As primeiras manifestações ocorreram na capital paulista, nos arredores de estações de metrô no centro da cidade. O principal local que agrupava os interessados nessa manifestação sociocultural era a Estação São Bento, devido ao amplo espaço externo no formato de “concha acústica” e pavimentação em mármore, o que facilitava tanto a acústica para a música rap (sigla para rhythm and poetry – ritmo e poesia) quanto a movimentação no solo para a dança dos B boys (dançarinos de street dance). Nesse sentido, houve uma rápida associação entre o movimento hip-hop, cuja origem foi Nova Iorque, nos EuA, e sua repercussão inicial em São Paulo e, posteriormente, em todo o Brasil.

Na década de 1980, os passos de dança realizados nas ruas acompanhavam o ritmo da música rap. O estilo de vida dos negros norte-americanos passou a repercutir na mídia com mais impacto, com uma atitude agressiva que revelava contradições na estrutura social dos Estados Unidos. O interesse mundial pela cultura norte-americana e a exploração desse elemento cultural pela mídia eclodiu na popularização do movimento hip-hop no início do século XXI. A dança de rua ou streetdance tornou-se quase um modismo, parecendo uma prática desvinculada de seu próprio processo histórico.
Ao longo desse processo houve certa confusão entre a “cultura de rua”, da qual não se tem controle, e o movimento hip-hop, que consiste em um conjunto de elementos culturais articulados entre si de forma intencional.
Assim como os demais elementos que compõem o hip-hop, o streetdance apresenta diferentes estilos que se mesclam. No Brasil, a população negra do estado de São Paulo foi pioneira na popularização desse movimento, ainda no início dos anos 1980. O termo mais popular utilizado para designar a dança que acompanhava as manifestações de hip-hop era o break. O sentido do termo era o mesmo utilizado em Nova Iorque em relação aos “rapazes que dançavam nos intervalos” (breakdance boys ou b-boys).

Com o passar do tempo, detalhes do streetdance foram identificados a partir de influências de outras regiões e convencionou-se tratar esse elemento cultural como um conjunto formado por cinco estilos principais: breaking, popping, locking, freestyle e House Dance. O popping e o locking parecem ter sua origem associada às ruas de Los Angeles, ao passo que o freestyle é um estilo ainda mais livre de dançar, improvisando movimentos.

·         Os cinco estilos principais:
Distinguem-se cinco estilos de dança Hip Hop que fazem do corpo uma forma única de comunicar e de competir:Locking, Popping, Breaking, Freestyle e House Dance.
O plano de estudos das turmas de Hip Hop prevê a aprendizagem de todos esses estilos, dando grande ênfase à coordenação motora com ritmo e musicalidade, aos movimentos fortes e enérgicos, aos saltos e aos movimentos acrobáticos. Note-se que em inglês o termo hip significa anca e hop significa pulo.
·         O Locking surgiu em Los Angeles nos finais dos anos 60. Deriva do Funk, pelo que inclui passos desta dança e mudança de poses muito rápida.
·         O Popping nasceu no início dos anos 70 em Fresno (Califórnia), e refere-se aos movimentos rápidos de contracção e relaxamento muscular.
·         O Breaking surgiu em 1975 em Bronx e é dançado no acento rítmico da batida.
·         O Freestyle remonta a meados de 80 como resultado da mistura de várias danças de rua. É o estilo mais popular e tem sido amplamente divulgado pelos meios de comunicação social. É dançado no acento rítmico da batida e nas convenções vocais e instrumentais da música.
·         O House Dance surgiu nos anos 80, mas transformou-se nos anos 90 sob a influência do New-school. Aqui, a tónica é colocada no trabalho de pés.




·         Principais passos ou movimentos

top-rock ou Up-rock
top-rock é um movimento realizado em planos altos, ao mesmo tempo é um tipo de provocação para outro b-boy e serve como preparação para movimentos mais complexos que serão realizados.
up-rock tem a mesma função, mas é mais complexo, pois envolve a presença de dois b-boys que simulam um tipo de combate com ataque e defesa (algo semelhante à capoeira quando realizada sem contato entre os oponentes).

down-rock ou Foot-work
São movimentos realizados com os membros superiores e o tronco servindo como apoio, em contato com o solo, para que os membros inferiores possam ser movimentados de forma ainda mais complexa.

power moves
São movimentos que exigem bastante força nos apoios com os membros superiores, assumindo posições invertidas de modo semelhante a alguns movimentos da ginástica.

Freeze ou Suicide
É a manutenção por alguns segundos da posição final assumida após a realização de uma sequência de movimentos. Se houver uma queda proposital do b-boy ao solo, o movimento final é chamado de “suicídio” (suicide).

Um comentário: