segunda-feira, 11 de fevereiro de 2013

ATLETISMO





CORRIDAS COM OBSTÁCULOS E BARREIRAS




·       CORRIDAS COM OBSTÁCULOS

As corridas de obstáculos fazem parte do atletismo antes mesmo do futebol existir. Tem como provas padrão 2000 m com obstáculos e 3000 m com obstáculos, sendo essa última uma prova olímpica masculina e feminina. Cada volta na pista terá 4 obstáculos e 1 fosso de água. No total o atleta terá que saltar 28 vezes sobre os obstáculos e 7 vezes sobre o fosso de água na prova de 3000 m. Na prova de 2000 m. os atletas terão que saltar 18 vezes sobre os obstáculos e 5 sobre o fosso.
Os obstáculos possuem 91,4 cm para provas masculinas e 76,2 para provas femininas. A largura mínima de obstáculos é de 3,94 m. O obstáculo do fosso deve ter 3,66 m de largura e deve ser fixado ao solo.
As barras dos obstáculos terão que ser pintadas com faixas em branco e preto, ou em outras cores fortemente contrastantes. Cada obstáculos deverá pesar entre 80 kg e 100 kg.
O atleta não poderá passar por baixo dos obstáculos, ou passar pelo lado. Se isso ocorrer ele será desqualificado da prova
Nos 3.000 m corrida de obstáculos, as quatro barreiras são fixas e pesadas. A terceira é colocada diante de um pequeno fosso de 3,6 x 3,6 m de superfície e um fundo com 45º, com profundidade máxima de 76 cm, que vai diminuindo gradualmente até atingir o nível da pista. Para passar pela da piscina, os corredores costumam se apoiar na barreira para tomar impulso, pulando o obstáculo.


CORRIDAS COM BARREIRAS
Nas provas de barreiras têm 84 cm de altura no feminino e 0,91 metros no masculino. Um atleta pode derrubar as barreiras, logo que não seja de propósito, caso um atleta derrube a barreira propositadamente este é desqualificado.
Tipos de provas Escalão Sénior
·         100 metros barreiras( sexo feminino)
·         110 metros barreiras ( sexo masculino)
·         400 metros barreiras( ambos os sexos)

As distâncias padrão são as seguintes:
Masculino: 110m, 400m
Feminino: 100m, 400m
Devem ser colocadas dez barreiras em cada raia
As barreiras devem ser feitas de tal forma que os contra-pesos necessitem de uma força de, no mínimo 3.6Kg e, no máximo 4Kg para derrubar a barreira.

Dimensões:
A largura das barreiras será de 1,18m a 1.20m.
O comprimento máximo das bases será de 70cm.
O peso total das barreiras não deverá ser inferior a 10Kg.
Todas as corridas devem ser disputadas em raias marcadas e cada atleta deverá manter-se em sua própria raia durante todo o percurso.


Provas com barreiras
Provas com obstáculos
Feminina
Masculina
Feminina e Masculina
Feminina e Masculina
100 m
110 m
400 m
3000 m
Nessas provas, há dez barreiras a serem transpostas, o que varia é a distância entre elas. Há diferença de altura nas provas femininas e masculinas e não é permitido apoiar os pés nas barreiras.
Nessas provas, há cinco obstáculos a serem transpostos. Há diferença de altura nas provas femininas e masculinas e é permitido apoiar os pés nas barreiras.








ARREMESSOS E LANÇAMENTOS







·         Arremesso do peso

O objetivo é arremessar o mais longe possível uma bola de metal maciço. Para os homens, o peso tem 7,260 kg; para as mulheres, 4 kg. No arremesso, o atleta mantém o braço flexionado, apoiando o peso junto ao pescoço. Deve permanecer dentro de um círculo com 2,1 metros de diâmetro.

História 
A antiga civilização egípcia incluía provas de arremesso de pedras em suas festividades, bem como os gregos, nas primeiras reuniões religiosas e esportivas, há mais de 3 mil anos. No século 17, soldados ingleses organizaram competições de arremessos de balas de canhão, o embrião do atual arremesso do peso.
A prova está presente nos Jogos Olímpicos da Era Moderna desde a primeira edição, em 1896, em Atenas.

·         Lançamento do Dardo

O dardo tem comprimento e peso diferentes para homens (mínimo de 2,60 metros e 800 g) e mulheres (mínimo de 2,20 m e 600 g). Na prova, os atletas, sempre com o braço totalmente estendido, devem lançar o dardo o mais longe possível, sempre dentro de um espaço delimitado por duas linhas marcadas no campo.

História
A prova é a que mais lembra o modo de vida das antigas civilizações, em que o dardo (lança) era usado para caçar e guerrear. A primeira aparição em Jogos Olímpicos deve ter sido por volta de 708 d.C., integrando o pentatlo. Faz parte do Programa Olímpico da Era Moderna desde 1908, na Olimpíada de Londres.



·         Lançamento do Martelo

Na prova, o atleta tem de lançar o mais longe possível um conjunto formado por uma bola de metal semelhante ao peso presa a um cabo de aço com uma empunhadura na outra extremidade. Em uma "gaiola" e em cima de um círculo de 2,13 m de diâmetro, o atleta faz o martelo girar até ganhar velocidade e o solta. O martelo tem de cair dentro de uma área delimitada no campo.

História
Do folclore irlandês vêm as façanhas de Cuchulain, que nos Jogos Atléticos do povo celta, por volta de 2 mil a.C, realizava prodígios de força e destreza. Conta a lenda que, em certa ocasião, amarraram uma grande pedra ao eixo de uma carruagem. Cuchulain rodopiou sobre o próprio corpo e lançou o aparato "a uma distância que nenhum homem podia igualar". Nascia o lançamento do martelo.

·         Lançamento do disco

O disco também é lançado de dentro de uma "gaiola". Para os homens, pesa 2 kg e mede entre 21,9 e 22,1 cm. Para as mulheres, o peso é de 1 kg, com diâmetro entre 18 cm e 18,2 cm. O atleta deve segurar o disco contra o antebraço do lado do lançamento, girar sobre si mesmo e fazer o lançamento, estendendo o braço.

História
Eternizado na famosa estátua Discóbolus, de Míron, na Antiguidade o lançamento do disco fazia parte do pentatlo, que também incluía salto em distância, o stadium (corrida de cerca de 200 m), lançamento do dardo e luta. Existem registros de discos feitos de pedra, ferro e bronze. Acredita-se que a prova tenha sido incluída no programa olímpico da 18ª Olimpíada da Era Antiga, em 708 a.C.; na Era Moderna, está presente já nos primeiros Jogos, em Atenas/1896.





Fonte:

Nenhum comentário:

Postar um comentário