domingo, 10 de março de 2013

GORDINHOS E GORDINHAS



Fonte: Revista Radar, 2008


A obesidade infantil está se tornando cada vez maior no Brasil com o número de crianças obesas aumentando a cada ano.

Segundo a Sociedade Brasileira de Pediatria, 15% de meninos e meninas brasileiros estão obesos. Na década de 80, apenas 3% delas eram obesas. Parece que o Brasil vem copiando os Estados Unidos. Lá, a porcentagem de crianças obesas é de 20%, correspondendo a cerca de 5 milhões de crianças entre as idades de 6 a 17 anos, um número absurdamente alto.

É claro que este aumento de peso está ligado ao tipo de alimento que se come. Nunca se abusou tanto de carboidratos e gorduras, que aparecem em níveis elevados em alimentos como hambúrgueres, tortas, sorvetes, batatas fritas e refrigerantes.

A gordura infantil preocupa muito porque frequentemente uma criança gorda torna-se um adulto gordo, o que indica que no futuro teremos ainda mais problemas com a obesidade.





MILAGRES NÃO ACONTECEM

Muita gente ainda acredita que exista uma fórmula mágica para emagrecer, o que é uma grande bobagem. 

A gordura é o resultado de uma fórmula matemática. Se uma pessoa ingere 2.000 calorias por dia, ela terá que queimar 2.000 calorias por dia, se queimar menos calorias vai engordar, se queimar mais vai emagrecer. Não há como escapar dessa verdade.

Muitas pessoas comem quase sem perceber assistindo televisão ou fazendo outro tipo de atividade. Assim os médicos recomendam que ao comer, apenas coma e preste atenção ao que come.

Outro erro  é comer quando se sente tristeza, tédio ou raiva. Comida não é solução de problemas, da mesma forma que ninguém deve viver para comer, mas apenas comer para viver.






ALGUMAS DICAS PARA NÃO ENGORDAR TÃO FACILMENTE

- Beba refrigerante apenas nos finais de semana;
- Coma apenas um doce por dia
- Entre as refeições, só vale comer frutas
- Suba escadas ao invés de usar o elevador
- Leve o cachorro pra passear
- Toda vez que comer, pergunte se realmente está com fome
- E a principal, FAÇA PELO MENOS UMA ATIVIDADE FÍSICA DE 30 MINUTOS, TODOS OS DIAS

Um comentário:

  1. Verdade as crianças atualmente estão cada vez mais obesas,não é mais um problemas dos adultos o problema agora é geral ,o maior problema no meu ver esta no estilo de vida que adotamos ,veja as crianças por exemplo ,no passado las corriam pulavam , jogavam bolas , brincava de esconde-esconde e por ai vai . As nossa crianças de hoje infelizmente não realizavam estas atividades mais. Além de levarem uma vida sedentária e comem totalmente erradas,no passado as nossas crianças também se alimentavam mau, porém eram mais ativas e por serem ativos acabavam ´por compensarem todas aquelas comidas inadequadas impedindo assim a obesidade.Nos adultos se voltássemos a praticar atividades físicas provavelmente muitos de nos poderíamos abandonar os remédios simplesmente pelo fato de se alimentar corretamente e acompanhado de uma boa atividade física..não nascemos pra viver a base de remédios ,uma alimentação saudável por si só dará um jeito de curar varias doenças e preveni-lo outras.O fato de tomarmos os remédios receitado pelo nosso médico acabará nos trazendo mais doenças no futuro. Desculpe não sou bom neste assunto e não sei se consegui me explicar corretamente ao assunto relacionado aqui mas espero com isto ter levado ao seus leitores uma compreensão maior em relação ao passado com os dias atual onde nos adquirimos maus hábitos no nosso estilo de vida , seja no dormir , no alimentar corretamente e sem atividades físicas uma combinação perfeita para alojamento para várias doenças, sucessos para todos ai abraços.

    ResponderExcluir