domingo, 17 de maio de 2020

Ginástica de Academia



Ginástica de Academia


ginástica é uma forma de exercícios físicos que é classificada em duas modalidades,  as competitivas onde existe competição, como nas olimpíadas e também as não-competitivas, como as praticadas em academias.
Entre as competitivas estão:
  • Ginástica acrobática: que tem como objetivo fazer acrobacias de forma que se tenha habilidade, força, equilíbrio, flexibilidade e também é realizada em equipe;
  • Ginástica artística: também é uma forma que se deve ter força, equilíbrio e habilidade, um exemplo, é o cavalo de alças;
  • Ginástica rítmica: esta modalidade envolve movimentos em forma de dança em variados tipos e dificuldades e também com a utilização de pequenos equipamentos;
  • Ginástica de Trampolim: nesta modalidade são usados um e dois trampolins para um ou dois atletas que devem executar uma série de dez elementos;
Entre as não-competitivas estão:
  • Contorcionismo que consiste em exercitar movimentos de flexibilidade poucos comuns e geralmente é mais usado em espetáculos de circo;
  • Ginástica cerebral: praticada através de exercícios e movimentos coordenados do corpo que, executados de maneira apropriada, acessam e estimulam partes específicas do cérebro;
  • Ginástica laboral: geralmente praticada no ambiente de trabalho para funcionários, durante o horário de trabalho, para se evitar lesões de esforços repetitivos;
  • Ginástica localizada de academia: são os exercícios feitos em academias que ajudar o condicionamento físico e também emagrecer e para alguns também o fortalecimento muscular;
  • Hidroginástica: melhora a capacidade aeróbica e cardiorrespiratória e como o nome já diz é uma ginástica praticada na água;


A ginástica muitas vezes é procurada para quem quer melhorar o corpo, emagrecer ou até mesmo fortalecer os músculos e também melhorar o aperfeiçoamento mental em forma de relaxar a mente.

A ginástica desenvolveu-se efetivamente na Grécia antiga, a partir os exercícios que os soldados praticavam, incluindo habilidades e também acrobacias.
A palavra Ginastica, surgiu do grego Gymnastiké, que é a arte de fortificar o corpo e também dar-lhe agilidade. Ela se tornou um esporte olímpico a partir da Grécia, pois os gregos começaram a utilizar nas Olimpíadas de Atenas no ano de 1896, mas só para os homens. E foi no ano de 1928 que a participação das mulheres foi liberada em Amsterdã.
Além de muitos procurarem ela para dar formas ao corpo e também ajudar a emagrecer, ela também é mostrada como forma de arte, como por exemplo, a ginástica olímpica. A ginástica não consiste apenas em exercícios feitos em academia, de certa forma ela é tudo que faz você movimentar seu corpo de forma que se exercite.


Existem muitos tipos de ginástica de academia, mas alguns deles são os mais populares e chamam mais atenção das pessoas que começam a ingressar no mundo fitness, nos últimos tempos.
Zumba

Não dá para falar de ginástica de academia sem pelo o menos citar a zumba, que tem ganhado cada vez mais alunos nos últimos anos.
Ela se tornou popular porque mistura movimentos de dança e coreografias ao som de diversos estilos musicais brasileiros, como o samba, o merengue, a salsa, entre outros.
Com esses movimentos ritmados, o instrutor ajuda os alunos a trabalharem os diversos grupos musculares do corpo e acabam criando um verdadeiro treino, que muitas vezes pode ser comparado com a musculação. Em 50 minutos de zumba, você pode perder até 1000 calorias!
Crossfit

O crossfit é outro estilo bastante popular, porém com um ritmo bem mais puxado dentre os outros tipos de ginástica de academia.
Ele envolve agachamentos, corrida, uso de objetos como cordas e bolas, dentre muitos outros recursos que são usados para aumentar os músculos das pernas, coxas, glúteos, braços e o que mais o aluno precisar.
Além de tudo, o crossfit, assim como a zumba, contribui para o contato social entre os alunos, o que acaba criando uma verdadeira comunidade. Isso é muito gostoso para quem gosta de socializar, e é um dos motivos pelos quais os alunos se atraem nessa modalidade.

Pilates

O Pilates também é bastante conhecido, e é um tipo de ginástica que trabalha não só com o condicionamento físico, como também mental. E é por isso que essa é uma modalidade tão procurada.
Normalmente, os alunos de Pilates buscam aliviar dores causadas pela má postura e acabam conseguindo também uma maneira de equilibrar a vida e colocar o corpo todo em harmonia.
Mas se engana quem pensa que essa é uma atividade calma e apenas de alongamento. O Pilates possui muitos exercícios bem difíceis de fazer, e que exigem muito treino!


Yoga
A Yoga é uma das mais conhecidas, mas muita gente não sabe o que ela ensina exatamente. Por isso, vale muito a pena experimentar e descobrir.
A Yoga é uma ginástica de academia com movimentos de equilíbrio corporal e mental, que oferece exercícios de alongamento, proporcionando um maior contato com a sua essência e com o seu organismo. É, de fato, uma modalidade muito especial e que ajuda a eliminar o estresse.
Artes marciais
As artes marciais, assim como as danças brasileiras, foram transformadas em uma versão fitness, na qual são usados os seus movimentos como se fossem exercícios.
O muay thai é um dos mais conhecidos nesse segmento, bem como o boxe e outros desse tipo. Por causa do ritmo animado, muitas pessoas procuram essa modalidade.




Nenhum comentário:

Postar um comentário