sexta-feira, 15 de maio de 2020

CORRIDA DE ORIENTAÇÃO


O que é corrida de orientação

A Orientação é uma atividade desportiva que tem como objetivo principal o percorrer de uma determinada distância em qualquer tipo de terreno, obrigando o participante a passar por diversos postos de controle. Antes do início de cada prova, todos os praticantes têm acesso a um mapa onde verificam os locais que são de passagem obrigatória. No terreno, cada desportista passa pelo local que está marcado no mapa (balizas) e introduz o seu cartão de controle (identificador) numa estação eletrônica que confirma a sua passagem.
A corrida de orientação, também conhecida como o "desporto da floresta", corresponde atualmente a uma necessidade que o homem tem de recuperar o contato com a natureza. Nela, podemos identificar várias vertentes: desportiva (competição), recreativa e educativa. Na corrida de orientação existe uma série de regras que se prendem com a realização do percurso, os materiais a utilizar e os procedimentos para obter o melhor resultado.






A História da Orientação

A Orientação surgiu em finais do século XIX (1850) nos países escandinavos e as suas raízes estão diretamente relacionadas com a vertente militar. As tropas realizavam entre si pequenos exercícios de orientação que tinham como objetivo principal o reforço dos elos de camaradagem de todos os elementos e o fortalecimento do espírito de grupo.
No entanto, a Orientação como desporto começou apenas a dar os primeiros passos em 1912, pela mão do Major e líder escoteiro sueco Ernst Killander, considerado o pai da Orientação. O Major chamou a atenção de todos os jovens que se afastavam da corrida e do atletismo (as principais competições da época) e trouxe-os para esta “nova forma de correr”. A Maratona ficou assim dividida em três provas, onde a disciplina da leitura por carta e a perceção da Orientação foram adicionadas.
A 25 Março de 1919 deu-se a primeira competição oficial de Orientação, na denominada "Corrida de Estocolmo", que teve como diretor de prova Ernst Killander. A prova ocorreu perto de Saltsjöbaden, reuniu mais de 200 participantes e foi organizada pela Federação de Desportos de Estocolmo. A competição tinha uma extensão de 12 quilómetros e apenas 3 postos de controlo e foi considerada um autêntico sucesso mundial. A partir deste momento, a Orientação não mais parou de crescer como desporto e atualmente tem milhares de praticantes em todo o planeta.

 

A história da Orientação no Brasil


A Orientação chegou ao Brasil na década de 70, nomeadamente no ano de 1971, pela mão do Coronel Tolentino Paz. Ele foi o responsável máximo pela introdução e organização das primeiras competições militares de Orientação no Brasil.
Em 1974, este desporto foi incluído como disciplina obrigatória na Escola de Educação Física do Exército (EsEFEx) pelo Ministério de Educação e Cultura (MEC) e era visto como uma modalidade que disciplinava o corpo e a mente.
Nos anos seguintes, a competição de Orientação foi divulgada a outras organizações civis e militares e, desde então, sucederam-se várias demonstrações, torneios e campeonatos que fizeram com que este desporto de aventura crescesse para um patamar de excelência e reconhecimento nacional.

As regras básicas
- Passar por todos os pontos de controle; na sequência estabelecida.
- Marcar corretamente o cartão de controle;
- Preservar a natureza.

As características do esporte
Um atleta para realizar um percurso, previamente assinalado no mapa fornecido, deve conhecer:
- todos os sinais que representam os pormenores do terreno no mapa: casas, caminhos, vegetação, cursos de água, linhas elétricas, etc.;
- deve conhecer os sinais da ficha de sinalética que o ajudam a identificar o local preciso onde deve dirigir-se: cruzamento de caminhos, cume de um monte, lado oeste, árvore entre duas rochas, etc.;
- deve saber utilizar uma bússola.

Durante a realização do percurso o atleta deve movimentar-se sempre de acordo com o mapa orientado de forma a conseguir fazer uma associação correta carta/terreno. Exemplo: o atleta está virado para um lago, ao seu lado esquerdo tem um bosque e atrás dele existem as ruínas de uma casa.
Depois de identificar no mapa os pontos que visualizou no terreno, deve colocá-lo de acordo com a disposição real desses pontos.
Chegando a um ponto, que é identificado por uma baliza (bandeirola laranja e branca), deve conferir o código que identifica o ponto (Ex: ponto 1 código FK). De seguida deve marcar o seu cartão de prova com o alicate que existe no local. Este alicate é diferente de ponto para ponto, marcando como um código em picotado o cartão de controlo que é transportado por cada corredor.
A prova prossegue sempre utilizando os mesmos procedimentos. O vencedor é aquele que realiza o menor tempo. Como se trata de uma prova individual os concorrentes saem com intervalos de tempo entre si, isto para evitar que sigam o concorrente da frente. Os pontos devem ser marcados pela sua ordem (Exemplo: um atleta não pode marcar o ponto 2 porque o encontrou primeiro e de seguida marcar o 1).

O mapa de Orientação

O mapa de orientação é um mapa topográfico detalhado, onde é traçado o percurso que o atleta tem que percorrer e são locados precisamente todos os detalhes da vegetação, relevo, hidrografia, rochas e construções feitas pelo homem etc.





O percurso de orientação

O percurso de orientação é constituído do triângulo de partida, PCs (Pontos de Controle) e chegada. Entre os PCs, que são locados precisamente no terreno e equivalentemente no mapa, estão as pernadas do percurso, nas quais o competidor deverá orientar-se.

As Instituições de administração do esporte no Brasil

A Confederação Brasileira de Orientação (CBO), com sede em Santa Maria – RS, é a instituição nacional de administração do esporte orientação, foi fundada em 11 de janeiro de 1999 em Guarapuava – PR, e conta hoje com seis Federações Estaduais, mais de setenta clubes e entidades de prática e mais de quatro mil atletas filiados.





Referências

https://bussolas.com/artigos/historia-orientacao-desporto-aventureiros

https://www.sportseventos.com.br/artigo.aspx?O-que-%C3%A9-Corrida-de-Orienta%C3%A7%C3%A3o?&i=109








Nenhum comentário:

Postar um comentário