Fonte: Revista Veja, out/11
O avanço da idade vem acompanhado de um risco maior de quedas e doenças cardiovasculares. Para prevenção desses males é importante que quem já se encontra nessa fase submeta-se à avaliações médicas e atividade física regular.
Segundo a Associação Brasileira de Academias mostram que, felizmente, os brasileiros vêm se conscientizando dessa necessidade. Nos últimos 10 anos, os alunos de academias com mais de 60 anos subiram de 5% para 30%. Segundo profissionais da área, através dos exercícios, esse público pode melhorar até quatro pontos-chave para um bom envelhecimento: força, equilíbrio, flexibilidade e condicionamento cardiovascular.
EXERCÍCIOS RECOMENDADOS PARA A MELHOR IDADE
- MUSCULAÇÃO
Os exercícios com carga protegem as articulações e ajudam a prevenir a osteoporose. A partir dos 30 anos a perda de massa óssea passa a ser maior do que o ganho. A partir dos 50 anos, perde-se em média 1% de força muscular por ano. Dessa forma, por retomar a musculatura, ainda contribui para a silhueta elegante.
- CAMINHADA E BICICLETA
Esse tipo de atividade contribuem de modo geral para o vigor físico exigido por tarefas cotidianas como subir escadas por exemplo. Antes de iniciar essas práticas, é interessante fazer um teste ergométrico, para aferir a frequência cardíaca durante o esforço. Quem faz uso de betabloqueadores, medicamento prescrito para pressão alta e arritmia, terá a frequência sempre mais baixa. Desse modo, é preciso SEMPRE consultar um médico para determinar o tempo ideal de exercícios e assim evitar fadiga e danos sérios à saúde.
- HIDROGINÁSTICA
É uma atividade que tem como ponto positivo a diminuição do desgaste das articulações por estar com o corpo submerso até a altura do tórax, reduzindo assim em até 70% o peso corporal.
Essa atividade melhora a flexibilidade e o condicionamento cardiovascular. Porém quem tem osteopenia ou osteoporose não deve abrir mão de atividades de carga ou impacto. Elas ajudarão a repor o cálcio de forma eficaz.
- PILATES
Além de aumentarem a resistência muscular, os exercícios que utilizam o peso do próprio corpo para fortalecê-lo melhoram a flexibilidade e a capacidade cardiorrespiratória.
- DANÇA DE SALÃO
É uma atividade que reposiciona o centro de equilíbrio do corpo, que com o passar dos anos, tende a se curvar para a frente. Por se tratar de uma atividade lúdica e prazerosa, a dança faz com que os idosos permaneçam mais tempo em ritmo ideal, e ainda pode ajudar no tratamento da depressão e da obesidade.
Os exercícios aeróbicos, como a natação, caminhada e bicicleta, aumentam a oxigenação cerebral e ajudam a prevenir males como o diabetes e a hipertensão - doenças que ao diminuir a microvascularização cerebral, comprometem também a função cognitiva
Nenhum comentário:
Postar um comentário