quinta-feira, 11 de julho de 2013

PRINCÍPIOS DO TREINAMENTO FÍSICO




 Imagine a prática da musculação, durante a qual, conforme a evolução do aluno, aumenta-se o número de repetições dos movimentos e o peso dos halteres, caneleiras etc.
Agora, imagine um praticante de corrida que, com o passar do tempo, suporta maiores distâncias e em velocidades superiores. Por último, imagine praticantes de luta ou de atividades rítmicas que, com dedicação, alcançam maiores amplitudes e potência para saltos e chutes. As meninas são mais flexíveis enquanto os meninos são mais fortes. E todos eles, quando param de treinar, perdem as adaptações conquistadas com o treinamento. As pernas ficam pesadas e “enferrujadas”, perde-se massa muscular e, mal começam a corrida, já querem parar.

Nas situações descritas no parágrafo anterior, temos alguns princípios de treinamento. Saiba mais sobre eles:


  • Princípio da Sobrecarga: Quando aumentamos o número de repetições de um movimento, ou o tempo de execução, ou a carga (peso) ou a quantidade de dias que uma pessoa treina.

  •  Princípio da Continuidade: Quando não faltamos aos treinos e percebemos que com o tempo as capacidades físicas trabalhadas estão melhorando.

  • Princípio da Reversibilidade: Por outro lado, se faltamos aos treinos, ou se o Princípio da Sobrecarga não é observado, não damos continuidade às adaptações proporcionadas pelo treinamento, temos uma diminuição no desenvolvimento das capacidades físicas trabalhadas.
  • Princípio da Especificidade: Quando escolhemos um tipo de exercício específico para melhorar uma capacidade física .

  •  Princípio da Individualidade: Quando observamos que homens são mais fortes e mulheres mais flexíveis, que jovens são mais fortes que crianças e idosos, que indivíduos treinados são mais resistentes que os sedentários etc. 


 E finalmente, se queremos aumentar a massa muscular (hipertrofia), fazemos exercício de força; se, por outro lado, queremos aumentar a flexibilidade e, consequentemente a amplitude articular, fazemos alongamento; se queremos aumentar a resistência aeróbia, praticamos corrida.


Fonte:São Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do aluno: educação física, ensino fundamental - 7ª- série, volume 3/ 2009.

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