Imagine a prática da musculação, durante a qual, conforme
a evolução do aluno, aumenta-se o número de repetições dos movimentos e o peso
dos halteres, caneleiras etc.
Agora, imagine um praticante de corrida que, com o passar
do tempo, suporta maiores distâncias e em velocidades superiores. Por último,
imagine praticantes de luta ou de atividades rítmicas que, com dedicação,
alcançam maiores amplitudes e potência para saltos e chutes. As meninas são
mais flexíveis enquanto os meninos são mais fortes. E todos eles, quando param de
treinar, perdem as adaptações conquistadas com o treinamento. As pernas ficam
pesadas e “enferrujadas”, perde-se massa muscular e, mal começam a corrida, já
querem parar.
Nas situações descritas no parágrafo anterior, temos
alguns princípios de treinamento. Saiba mais sobre eles:
- Princípio da Sobrecarga: Quando aumentamos o número de repetições de um movimento, ou o tempo de execução, ou a carga (peso) ou a quantidade de dias que uma pessoa treina.
- Princípio da Continuidade: Quando não faltamos aos treinos e percebemos que com o tempo as capacidades físicas trabalhadas estão melhorando.
- Princípio da Reversibilidade: Por outro lado, se faltamos aos treinos, ou se o
Princípio da Sobrecarga não é observado, não damos continuidade às adaptações
proporcionadas pelo treinamento, temos uma diminuição no desenvolvimento das
capacidades físicas trabalhadas.
- Princípio da Especificidade: Quando escolhemos um tipo de exercício específico para melhorar uma capacidade física .
- Princípio da Individualidade: Quando observamos que homens são mais fortes e mulheres mais flexíveis, que jovens são mais fortes que crianças e idosos, que indivíduos treinados são mais resistentes que os sedentários etc.
E finalmente, se queremos aumentar a massa muscular (hipertrofia),
fazemos exercício de força; se, por outro lado, queremos aumentar a flexibilidade
e, consequentemente a amplitude articular, fazemos alongamento; se queremos
aumentar a resistência aeróbia, praticamos corrida.
Fonte:São
Paulo (Estado) Secretaria da Educação. Caderno do aluno: educação física,
ensino fundamental - 7ª- série, volume 3/ 2009.
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