A educação tem
por finalidade auxiliar o homem a
edificar sua própria personalidade e integrar-se de maneira ativa e criadora no
mundo em que vive. Deve ser iniciada com o nascimento do pequeno ser e se
prolongar durante toda a sua existência, estimulando e desenvolvendo o físico e
a mente através de alternâncias, mais ou menos intensas, de acordo com as
diferentes fases do seu desenvolvimento, da maturidade e inclusive da velhice.
A vida é
movimento e o gesto humano é uma das primeiras manifestações de expressão e,
por conseguinte, de comunicação entre o ser e o meio em que vive. O exercício
das atividades motoras pela criança, além de exercer papel preponderante no seu desenvolvimento somático
e funcional, estimula e desenvolve as suas funções psíquicas. Daí a razão de
ser da educação do corpo instrumento e como fator de equilíbrio geral do
organismo.
A Educação
Física, ou atividade ginástica, apresenta-se como ou trabalho. Corresponde a
uma atividade muscular controlada, regida por normas e métodos com objetivos
bem definidos, desde o desenvolvimento morfofuncional do organismo jovem, até a
manutenção do equilíbrio homeostático do indivíduo adulto e a readaptação
orgânico-funcional do indivíduo doente ou com sequelas traumáticas ou de
doenças anteriores, colaborando
decisivamente na educação do indivíduo. (TEIXEIRA, H., 1935)
A atividade
física, para a criança, para o adolescente, e para o adulto, é de fundamental
importância. O espírito competitivo, sendo um sentimento inato no homem, deve
ser incentivado desde a infância até a idade adulta através da Educação Física
e do esporte.
A iniciação da
criança, no esporte competitivo, deve obedecer a um verdadeiro ritual
preparatório, cuja sequencia vai desde os exercícios físicos naturais e os
jogos recreativos até a ginástica e os jogos pré-competitivos.
Os
treinamentos esportivos, durante a idade evolutiva, devem obedecer a uma
programação com grandes intervalos entre um período e outro, que se vão
tornando cada vez menores à medida que caminhamos da infância para as
diferentes fases da adolescência. Além do mais, os controles médicos periódicos
são de suma importância, numa constante vigilância da receptividade do
organismo jovem às cargas de trabalho impostas pelo esforço físico do tipo
esportivo.
Um dos
objetivos primordiais da Educação Física é o de desenvolvermos as habilidades
naturais das crianças, da forma mais simples possível, ou jamais chegaremos a
completar o trabalho educacional de base que nos propomos a realizar. Uma criança que não brinca, não
desenvolve o seu psiquismo e será desastroso orientá-la a conduzir
artificialmente, por métodos antinaturais.
O interesse
dos alunos pela disciplina, só será despertado através de uma motivação que,
nesse caso, é a própria Educação Física, com todos seus recursos e dentro de
uma dinâmica variada e bem selecionada de exercícios que levarão o aluno para
um objetivo, bom para ele e para o professor também.
É preciso que
tomemos consciência da importância que se desempenha no setor educacional, pois
desenvolvendo essa atividade junto às crianças e adolescentes estamos
contribuindo de maneira decisiva para a formação dos homens de amanhã, que
serão mais fortes, mais saudáveis, mais cultos e mais felizes (TEIXEIRA, H., 1935).
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