domingo, 1 de abril de 2012

Educação e Educação Física


A educação tem por finalidade auxiliar o homem  a edificar sua própria personalidade e integrar-se de maneira ativa e criadora no mundo em que vive. Deve ser iniciada com o nascimento do pequeno ser e se prolongar durante toda a sua existência, estimulando e desenvolvendo o físico e a mente através de alternâncias, mais ou menos intensas, de acordo com as diferentes fases do seu desenvolvimento, da maturidade e inclusive da velhice.

A vida é movimento e o gesto humano é uma das primeiras manifestações de expressão e, por conseguinte, de comunicação entre o ser e o meio em que vive. O exercício das atividades motoras pela criança, além de exercer papel  preponderante no seu desenvolvimento somático e funcional, estimula e desenvolve as suas funções psíquicas. Daí a razão de ser da educação do corpo instrumento e como fator de equilíbrio geral do organismo.

A Educação Física, ou atividade ginástica, apresenta-se como ou trabalho. Corresponde a uma atividade muscular controlada, regida por normas e métodos com objetivos bem definidos, desde o desenvolvimento morfofuncional do organismo jovem, até a manutenção do equilíbrio homeostático do indivíduo adulto e a readaptação orgânico-funcional do indivíduo doente ou com sequelas traumáticas ou de doenças  anteriores, colaborando decisivamente na educação do indivíduo. (TEIXEIRA, H., 1935)

A atividade física, para a criança, para o adolescente, e para o adulto, é de fundamental importância. O espírito competitivo, sendo um sentimento inato no homem, deve ser incentivado desde a infância até a idade adulta através da Educação Física e do esporte.

A iniciação da criança, no esporte competitivo, deve obedecer a um verdadeiro ritual preparatório, cuja sequencia vai desde os exercícios físicos naturais e os jogos recreativos até a ginástica e os jogos pré-competitivos.

Os treinamentos esportivos, durante a idade evolutiva, devem obedecer a uma programação com grandes intervalos entre um período e outro, que se vão tornando cada vez menores à medida que caminhamos da infância para as diferentes fases da adolescência. Além do mais, os controles médicos periódicos são de suma importância, numa constante vigilância da receptividade do organismo jovem às cargas de trabalho impostas pelo esforço físico do tipo esportivo.

Um dos objetivos primordiais da Educação Física é o de desenvolvermos as habilidades naturais das crianças, da forma mais simples possível, ou jamais chegaremos a completar o trabalho educacional de base que nos propomos  a realizar. Uma criança que não brinca, não desenvolve o seu psiquismo e será desastroso orientá-la a conduzir artificialmente, por métodos antinaturais.

O interesse dos alunos pela disciplina, só será despertado através de uma motivação que, nesse caso, é a própria Educação Física, com todos seus recursos e dentro de uma dinâmica variada e bem selecionada de exercícios que levarão o aluno para um objetivo, bom para ele e para o professor também.

É preciso que tomemos consciência da importância que se desempenha no setor educacional, pois desenvolvendo essa atividade junto às crianças e adolescentes estamos contribuindo de maneira decisiva para a formação dos homens de amanhã, que serão mais fortes, mais saudáveis, mais cultos e mais felizes (TEIXEIRA, H., 1935).


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