sábado, 7 de julho de 2012

EXERCÍCIOS FÍSICOS


EXERCÍCIOS FÍSICOS

ESFORÇO RECOMPENSADO


Mais do que uma questão estética, a prática esportiva é uma premissa de bem-estar. E quanto mais cedo se começa, melhor.

Nada de dietas mirabolantes ou dicas para conquistar uma barriga de tanquinho em sete formação e disposição. Não fumar, beber pouco álcool, comer bem, usar protetor solar e, principalmente, fazer exercícios físicos. A receita é simples. A prática regular de atividade física age em todos os sistemas e traz benefícios não apenas fisiológicos, mas também psicológicos e sociais.

Cláudio Pavanelli, fisiologista do exercício do centro de condicionamento físico Beone diz, “Normalmente estamos preocupados com a melhora dos aspectos físicos, mas há também o aumento da autoestima e da socialização, além da redução dos sentimentos de depressão, ansiedade e estresse”.

Entre os benefícios estão a perda de peso, o aumento da força, do equilíbrio e da resistência muscular, a diminuição do colesterol ruim e o aumento do colesterol bom e a melhora do comportamento da pressão arterial. Tudo isso reduz os riscos de doenças cardíacas, diabetes tipo 2, infarto e câncer de cólon. As vantagens incluem também a melhora da qualidade óssea, a proteção das articulações e a diminuição das quedas em idosos. E um estudo da universidade americana do Estado de Oregon mostrou que quem pratica, pelo menos, 150 minutos de exercícios por semana ainda dorme melhor e se sente mais alerta do que os mais sedentários.

Fonte: Guia de Bem estar – Ed. Caras

Um comentário: